Se você, caro leitor ou leitora, for algum amigo próximo meu ou minha mãe ou meu pai, vai revirar os olhos ao ler o título do post, porque eu já falei tanto deste método que inventei pra organizar meus afazeres, que eles não aguentam mais o assunto. 😅

Bom, junho começa amanhã e eu quis aproveitar a deixa pra fazer este post!

Eu sou uma das incontáveis pessoas deste mundo que tem muita dificuldade de usar agendas, planners, seguir planilhas etc. Mas ao mesmo tempo, sou micro empresária, 100% do meu trabalho depende do meu gerenciamento, e curto bastante organização. Acima de tudo, sou obcecada por ter controle de tudo que acontece ao meu redor. Estranho né? Nunca entendi porque eu nunca levava adiante nenhum sistema de organização de tarefas que eu tentava 😫

Tudo se encaixou pra mim, quando vi que minha vida não se divide em dias, e sim em semanas. Sou ansiosa, e dizer que tenho que fazer uma coisa xis na segunda, ou na terça ou na quarta, não me ajuda em nada a de fato realizar aquela tarefa. Só me apavora. Então eu vi que precisava de uma flexibilidade maior pra realizar cada tarefa. Eu NECESSITO “deixar pra amanhã o que pode ser feito hoje” de vez em quando, porque as vezes mesmo que possa ser feito hoje, meu humor, energia, bem estar, acontecimentos em geral a minha volta não colaboram pra que aquilo seja feito hoje e ponto final.

Perceber que eu não tinha feito certas coisas no dia específico em que eu me propus me broxava, e fazia eu rapidamente desistir daquela agenda / lista / planilha / whatever 💔

Como eu finalmente consegui usar um planner

Foi no ano passado, em agosto, que eu ia fazer uma viagem, e estava em pânico pra deixar tudo organizado pra eu poder tirar férias, e conseguir fazer muitos trabalhos em pouco tempo e juntar dindim. Faltavam acho que 6 semanas pra eu viajar, e tive a ideia de pegar um bloco que eu tinha guardado e separar uma folha por semana. Não dividi essas folhas em dias. Cada folha ia ser um sopão de coisas que eu faria naquela semana (sem falta!!) e eu iria riscando conforme fizesse.

enviar aquela nota fiscal pra cliente? feito! pode descer o espumante.

Fiquei impressionada como deu certo. Não tinha aquela pressão de “isto é pra hoje, Luciana, tá vendo aqui? Segunda, você anotou que faria na SEGUNDA!!!”. Nada disso. Aquela era só uma lista de coisas pra fazer, com tempo hábil pra serem feitas. E o melhor: eu estava de fato fazendo as coisas. Eu riscava muito mais coisa durante a segunda-feira, do que se eu tivesse de fato um box (minusculo rs) escrito “segunda” com coisas especificas pra fazer naquele dia.

É tipo assim. Além de riscar as coisas feitas, eu passo marca texto pra destacar as minhas belas conquistas hehe. O objetivo é deixar a folha o mais rosa possível =)

Pensa só: dessa forma, vc consegue ter uma visão geral de tudo que tem pra fazer, e pode trocar. Tipo: isto aqui vou passar pra amanhã e isto faço hoje. E assim ter uma ordem melhor, de acordo com as prioridades e urgências. Ah, mas vale lembrar: se algo precisa ser feito em um dia específico, eu faço pra quele dia. O fato do planejamento ser semanal não muda isso pra mim não. E prazo é prazo! 👊🏽👊🏽👊🏽

Se por acaso alguma tarefa puder ser adiada, eu faço uma marquinha ela, e anoto na folha da semana seguinte assim que ela abrir.

Até hoje sigo esse sistema religiosamente, não passei UMA semana sequer sem minha folha semanal, inclusive no período das festas, e nos 2 meses que fiquei em Nova York em Janeiro e fevereiro. Imagina a diferença que isso fez na minha produtividade? Este blog não estaria indo tão bem se não fosse meu novo planner 💖💖💖


Mas tem outros detalhes que contaram a favor. Pra mim cada coisinha destas conta MUITO!

  • Comecei com um bloco de anotações tamanho A4, Hoje uso um caderno daqueles grandes. É absolutamente fundamental que o papel seja de tamanho grande, pra eu poder escrever livremente na folha e minha mão ficar confortável. Esse é meu nível de facilidade de abandonar um planner, amigos! hahaha
  • Também é imprescindível pra mim que seja algo que fica aberto sozinho na mesa. Tô usando atualmente o caderno de arame, que fica do meu lado direito da mesa, aberto na semana atual. Quando eu era criança minha mãe disse: coisas pra anotação tem que ficar abertas sozinhas na mesa, e não podem nunca sobrar pro lado. Se não a gente pega birra e não usa. Que sábia!!
  • Eu gosto, a cada semana que começa, desenhar eu mesma o meu planner todo bonitinho, anotar os afazeres, pegar os itens que faltaram na semana anterior (acontece!), fazer uns desenhos.. Eu queria mandar foto, mas tem muita coisa confidencial de cliente 🙁 Mas se essa for também sua praia, super recomendo. Se não for, tô disponibilizando aqui no post uns modelos pra imprimir!
  • Eu divido meu planner em 3 seções: Posts, que é o conteúdo que produzo pra blogs de clientes, Work, que é tudo que tenho que fazer de trabalho e To Do, coisas que preciso fazer em geral. Recomendo que façam também algum tipo de divisão, pelo menos trabalho / vida. Mas tem que ser poucas divisões! Esses planners de hoje em dia cheio de box pra cá, box pra lá funcionam pra certas pessoas. Não é meu caso.
  • Sim, eu coloco trabalho e vida pessoal no mesmo planner. Primeiro porque no meu caso realmente eles se misturam muito. Segundo porque é ali e só ali que eu anoto as responsabilidades que preciso realizar, ou quero muito. E um dos requisitos pra eu conseguir manter esse sistema é ser o mais simplificado possível. Então vai tudo ali mesmo!
  • Eu anoto cada tópico de forma genérica o suficiente pra não me dar preguiça de escrever, mas específico o suficiente pra ter o prazer de poder riscar logo e celebrar essa deliciosa mini vitória várias vezes ao dia. Exemplo: Sugestões Logo Fulana, Orçamento Ciclana, Adaptação responsivo Beltrana.
  • Eu não anoto tarefas bem dia a dia que faço instintivamente, ou que vou ser lembrada de fazer naturalmente. Lavar roupa, hidratar cabelo, nada que se encaixa na minha rotina entra na lista.
  • Mas eu tenho uma caixinha na parte de baixo em que eu coloco um check de certas coisas que eu quero DEMAIS fazer todo dia. Assim como tudo que entra no meu planner, essas são tarefas que eu encaro como responsabilidades minhas, e me policio de verdade pra cumprir. Tentei incluir um monte de coisas nessa check list, mas percebi que banaliza, e acabo não cumprindo quase nada. Então atualmente eu tenho: C / A / L / SB (Correr, Alongar, Ler, Ver os stories das minhas clientes bloggers – acredite se quiser preciso de lembrete pra isso ahahaha odeio stories). No exemplo da pra entender melhor!
  • Se eu tiver um compromisso com hora marcada, eu anoto no meu calendário no celular. As vezes incluo também no planner, mas gosto de ter algo mais garantido pra não deixar eu passar datas e horários importantes.

Sem mais delongas, aqui estão os arquivos pra baixar e imprimir seu planner semanal. Se você achar que eles te poucas linhas pra 1 semana, é só usar mais folhas. Recomendo demaisssss pessoal! 💜🌺💖

Template planner semanal minimalista para imprimir


Espero que tenham gostado da dica. Faz tempo queria compartilhar isso aqui no blog.

Nossa, chocada com o tanto que o post ficou longo 😊

Beijos,

Lu

O que achou? Comente!