Eis que chegamos ao último post do nosso especial. Espero que esteja sendo super útil!! 🦄💜

Falei sobre iluminação, alinhamento, distribuição, filtros e agora é hora de focar no diferencial. Aquele toque final que vai deixar o seu feed único, especial e diferente de todo o resto 💖💫🤩

Claro que esta etapa é opcional. Você pode organizar seu feed só ajeitando bem as fotos e colocando um filtro único em todas as imagens. Mas ao colocar um toque de design a mais, o feed inteiro ganha um charme exclusivo. Esta é a hora de colocar a cerejinha do bolo!

😍😍😍

Quando eu fiz o terceiro post da série, ia mencionar algumas formas de distribuição que super diferenciam o feed. Mas preferi manter o foco daquele post na distribuição visualmente harmônica, e neste post falar do lado mais criativo.

Tem taaaantas maneiras de incrementar seu feed com algum diferencial. Uma bem comum é incluir respiros, normalmente sempre na mesma cor, ou tons parecidos, bem marcantes. Muitas vezes esses posts tem frases inspiradoras ou mensagens legais. Além de dar aquele toque marcante que pontua o feed e da uma unidade geral, esses posts são uma boa oportunidade de mostrar quem você é, o que você pensa, no que acredita… Nestes dois exemplos de feeds que criei aqui pro blog eu fiz exatamente isso:

Nestes outros aqui embaixo, o diferencial está nos próprios posts. O da esquerda tem bordas fininhas em algumas fotos. O da direita tem molduras polaroids em todas:

Dá pra fazer esses efeitos no Canva, no Photoshop ou em apps. Hoje em dia tem aplicativo pra tudo, né?

Outra forma de dar um super destaque e diferenciar o seu feed dos outros é apostar em um puzzle feed, que tem feito muito sucesso. Fiz um post bem completo aqui no blog sobre o assunto, inclusive com um template gratuito pra baixar. Lá eu explico os prós e contras que considero relevantes pra quem quer seguir esse caminho. Ah, e também postei sobre o triplegram, que é basicamente criar uma unidade entre os três posts da mesma fileira, e manter esse padrão em todo o feed. Vale a pena dar uma olhada 😉💡

Colocar borda branca nas fotos é legal?

Me perguntam muito isso. Pro meu gosto pessoal, gosto de bordas (ou molduras) quando seguem um padrão. Por exemplo, moldura em todas as fotos, ou em todas as do meio, ou 3 sim e 3 não, etc. Bordas aleatórias pra mim dão sensação de desordem e não me da vontade de olhar e explorar cada imagem separadamente. Lembrando que pra usar moldura e seguir um padrão dá trabalho e requer um compromisso com o estilo. Pode aparecer uma foto que você super precisa postar e que não funciona com a moldura. E vai desorganizar tudo. Pense nisso antes de começar o padrão!

Vou mostrar alguns exemplos aqui embaixo do uso de bordas que eu acho bacana.

Importante: Raramente vejo algum feed, principalmente pessoal, que eu acho liiiindo que poste memes, colagens (foto dividida em quadros de 2 ou 3 imagens), ou molduras de tamanhos aleatórios. Então vale ter isso em mente, se seu objetivo for um feed com efeito UAU. Infelizmente feeds lindos requerem sacrifícios, como venho falando desde o início do especial, e muitas vezes não dá pra postar um conteúdo que queremos na hora, porque não vai ficar bonito. Mas pelamorrr gente, é uma escolha sua! Posta o que quiser, o Insta é seu 🌺

Um último toque: Pela minha experiência na área, o ideal para o seu feed ficar organizado e lindo, + ter um engajamento bacana dos seus seguidores + manter uma frequência e consistência saudável de postagens é evitar incluir muitos elementos de design. Postar mais fotos sem intervenções, com toque esporádicos (mas padronizados) desses diferenciais é, ao meu ver, o que dá mais resultado. Tanto esteticamente, quanto em termos de engajamento. Caso você ou sua empresa tenham disponível um designer pra trabalhar no seu feed, aí é outra história. Mas nesse caso você nem precisaria estar lendo este especial, naturalmente hehe!

Hora de finalizar nosso feed! Vejam só como ele ficou depois de todas as estapas cumpridas ✨✨

Beijos e até a próxima ☺💗

Lu

O que achou? Comente!