Já vou começar o post pedindo desculpas pela demora!! 😣 Já era pra eu ter publicado, mas os últimos dias foram mega corridos aqui com um evento importantíssimo rolando.. 💖💫

Mas vamos retomar o nosso especial, afinal de contas ninguém aqui tem tempo a perder, certo? Se ainda não tiver lido, já falamos [aqui] da importância de iluminar super bem as fotos, [aqui] de alinhá-las bem certinho, e agora vamos falar da distribuição das imagens no seu feed. Prontos?

Distribuindo com harmonia

A distribuição é o passo mais difícil de fazer desta nossa listinha, se a sua conta no Instagram é espontânea. Ou seja, vocâ posta seu conteúdo conforme ele vai surgindo, no dia a dia, sem frequência definida ou planejamento prévio. E olha só, não tem nada de errado nisso não tá? É só que, em alguns casos, é viável simular um feed (usando vários apps próprios pra isso, eu uso o UNUM). E para quem faz isso, dá pra pensar beeem onde posicionar cada foto na grade do feed pra deixar ele lindo.

Esse hábito de planejar é bem mais comum pra empresas e marcas que já tem o conteúdo em mãos com antecedência, e podem se dar a esse luxo. Mas alguns influencers ou gente que aspira a ser influencer também faz isso. Eles dão um um delay na postagens das fotos, primeiro organizando tudo no app, e só depois de tudo organizado, eles publicam. No meio tempo eles fazem Stories 🤷🏾‍♀️😂


Então eu devo sempre planejar meu feed com antecipação?

Você não precisa. Isso muitas vezes acaba virando um obstáculo mais que não deixa a coisa fluir. Em vez disso, você pode só ficar atento à distribuição dos peso das fotos conforme for publicando mesmo. Ou seja, se a última imagem foi uma selfie com o rosto bem perto, o ideal depois seria uma foto com mais respiro, ou seja, mais espaços sem informação na imagem. Leve em consideração todos os tipos de fotos possíveis e tente intercalar de uma forma que o resultado seja harmônico. Por exemplo: selfie, paisagem, detalhe do look ou de algum objeto, foto sua mais de longe, foto em grupo, frase…

Check list: Iluminação ✔ | Alinhamento: ✔ | Distribuição ✔


Se for viável e fizer sentido pra você, todas as fotos terem o mesmo peso também resultam em um feed organizadérrimo! Olha só:

Check list: Iluminação ✔ | Alinhamento: ✔ | Distribuição ✔


Outro aspecto que determina o peso de uma foto, e ajuda a definir uma distribuição adequada e harmonioso são as cores. Principalmente no caso de você querer pontuar tons específicos, é legal achar um jeito harmônico de fazer isso. Exemplos:

Check list: Iluminação ✔ | Alinhamento: ✔ | Distribuição ✔


Pegaram a dica? 🔆💖☺

Agora é treinar, testar, brincar com as possibilidades e com o tempo você vai ficando cada vez mais especialista nisso!

Ah, e continuando o desenvolvimento do nosso feed aqui do especial, eu reorganizei a distribuição das fotos pra ele ficar mais harmônico.

Ainda não é o ideal, porque eu peguei fotos aleatórias no meu celular pra usarmos aqui. Se eu escolhesse com um super cuidado, optaria por outras imagens. Mas é o que temos pra hoje Brasil! hahahah! E é legal que seja algo mais realista, acho que assim ajudo mais, né?

Amanhã (eu acho) vem aí o penúltimo post da série. E é bemmmm aquele que vocês estão mais querendo que eu sei. OS FILTROS!

Acho bom eu reservar a tarde inteira.. hehe

Beijos,

Lu

O que achou? Comente!