Amores da minha vida,

Continuando nosso especial em 5 etapas de como ter um feed de Instagram organizado, lindo e que ninguém tem igual, hoje é dia de falar de ALINHAMENTO. Ontem escrevi um monte sobre a importância de iluminar bem as fotos, então se não tiver lido o primeiro post, é só clicar aqui 💖✨

Antes de qualquer coisa gente, me prometam que não vão se intimidar com este passo! Ele é muuuito importante pra alcançar aquele feed super bonito que vocês tanto querem, e juro que é facílimo de fazer.

É legal também que, este passo é meio um segredinho, porque não vejo muita gente tirando proveito. E faz uma diferença gigante. Depois que você começa a reparar, a coisa vira uma OBSESSÃO! hahahahaha (ou será que sou só eu 🤨😂😂)

A importância do alinhamento das fotos no feed

Por algum motivo que não sei dizer, as pessoas reagem bem a objetos super organizadinhos, harmônicos e bem distribuídos. E apesar de não dar pra ter controle totaaaal sobre o alinhamento de tudo que aparece em uma foto, da pra tentar achar um equilíbrio que favorece muito a imagem.

Dica: Procure as linhas base da foto. Normalmente é o chão, o horizonte, paredes, etc. Na maioria das fotos que tiramos eles estão tortos pra um lado ou outro. O que você precisa fazer é sempre corrigir essas linhas pra elas ficarem retas.

Mostrando fica muuuito mais fácil explicar este ponto. Olha só a diferença que um melhor alinhamento das fotos fez no feed que eu tô criando aqui pro nosso especial:

Os retângulos são os lugares que endireitiei as linhas e os sinais de alvo são o reposicionamento de um objeto em foco.


E como endireitar fotos no celular?

Muito fácil! Este também é um recurso que o próprio editor do celular tem. E todos os apps de edição também oferecem essa opção. Além do próprio Instagram ter a ferramentinha lá, inclusive é a primeira da lista!


Acho que a primeira dúvida que pipoca na cabeça quando falo nesse assunto é: todas as imagens sempre precisam ser super alinhadinhas? E a resposta é: não. Mas sugiro que você sempre dê uma olhada em todas as fotos, antes de postar ou antes de incluir no seu planejamento de feed, se as linhas principais estão retas, se o objeto principal está bem posicionado e se vale a pena fazer um recorte que valorize melhor a imagem como um todo. Em uma foto pode ser um detalhe besta, no feed todo o resultado é harmonia, capricho e um design mais bonito.

Centralizar ou não centralizar?

Sobre o objeto principal estar bem posicionado, minha sugestão é intercalar fotos bem centralizadinhas, com outras em que o objeto principal está mais à esquerda, outras à direita, e assim vai. Isso vale para selfies, foto do cachorro, do prato de comida, do por do sol…

Mas Lu, tem fotos que ficam muito mais legais tortas! – Eu super concordo! Aliás, tem foto que eu deixo ainda mais torta do que ela era originalmente. Com o tempo vamos aprendendo a sacar que tipo de foto fica legal assim, tortinhas mesmo, e com que frequência elas devem aparecer no feed. No geral mantenho o padrão delas bem retinhas, e de vez em quando vario. Mas a base do meu feed segue bem rigidamente a proposta do alinhamento. (Obs. Me refiro ao profissional. Meu feed pessoal é uma zona hahaha)

Peguei 4 exemplos de feed com as fotos super bem alinhadas. Olha como funciona tanto pro estilo mais minimalista quanto pro carregado, pra imagens de pessoas, objetos, de ambientes…


Então é isso, gente! Este é o segundo passo pra alcançarmos nossos #feedgoals e tem muita mais coisa bacana vindo por aí 🦋

Amanhã posto a terceira etapa!

Espero que estejam curtindo e usufruindo deste especial. Vou adorar se puderem deixar um comentário dizendo o que acharam. E se quiser mais dicas de Insta, tem post aqui sobre selfies, aqui tem várias opções de divisores pra baixar, e neste post tem 60 imagens bacanas pra usar quando estiver sem criatividade =P

Update:
3. Distribuição
4. Filtros

Beijo!

Lu

O que achou? Comente!