Ladylike é um estilo amado por muitas e odiado por tantas outras. Antes de se decidir qual é a sua posição, entenda melhor do que se trata, e saiba um pouquinho da história desse clássico fashion ? alessandra-ambrosio-coast-summer-icons-2016-campaign01

O padrão do que é considerado o estilo lady de se vestir atualmente é o que predominou entre as décadas de 50 e  início de 60, até serem pisoteadas por pés descalços e cheios de lama na década seguinte. Mas foram eternas enquanto duraram. Grace Kelly (leia mais sobre ela aqui), Jackie O, Audrey Hepburn e companhia inspiraram milhares de mulheres e, como foi comentado ai em cima, inspiram até hoje.


jennifer-lawrence-by-willy-vanderperre-for-miss-dior-spring-2013-campaign

Só para entender um pouco sobre a origem do estilo, depois da Segunda Guerra Mundial, período de reconstruir a vida e se reerguer, as pessoas acreditava que o mais natural seria que todos adotassem em todas as áreas da vida uma postura de contensão e economia. Mas é ai que entra (e nunca mais sai) Christian Dior. O que ele fez?

O New Look. E o que ele propunha? luxo, feminilidade extrema, excesso de pano, sofisticação. Ele apresentou sua coleção para a Harpers Bazaar que se encarregou de espalhar para as mulheres do mundo inteiro.

“Nós saímos de uma época de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados, de ombros quadrados e estruturas de boxeador. Eu desenho femmes-fleurs, de ombros doces, bustos suaves, cinturas marcadas e saias que explodem em volumes e camadas. Quero construir meus vestidos, moldá-los sobre as curvas do corpo. A própria mulher definirá o contorno e o estilo.” C. Dior 1905-1957

new-look-dior-ladylike

O Ladylike na Prática

À primeira vista, quando comecei a planejar os looks da minha semana Ladylike eu pensei: Ladylike = feminino. Mas não necessariamente. O Boho é feminino, o Country também. A Vamp então, ultra mega bláster femme fatale. O que diferencia a Ladylike é uma mulherzinha mais sofisticada, levemente formal as vezes, inclusive, com um ar de pureza ou ingenuidade. Não deixa de ser sensual, está ai a Joan Holloway (Christina Hendricks em Mad Men) que não me deixa mentir. E evidentemente existem niveis de Ladyzisse. Mas no geral o jeito de se vestir da mulher ladylike é o oposto da effortless. É conservadora ao se vestir ou, no minimo faz referencias a aos clássicos ao mesmo tempo que dá a eles um toque da sua personalidade. Ela se emboneca e quer que esse embonecamento seja aparente, porque ela sente muito orgulho dele. Ela tem gestos delicados e cumpre as regras de etiqueta mais bobinhas, não por obrigação, mas por pura naturalidade (esse é o maior charme).

ariana-grande-ladylike

O que se usa bastante é a cinturinha marcada (de preferencia bem fininha), saias bem justas tipo lápiz ou as rodadas no joelho, vestidos estruturados, terninhos justos no corpo. Calça quase nunca, mas se for o caso bem skinny.

Nos pés, altos altos são a melhor pedida. Mas os looks nas versões modernas do ladylike também usam e abusam das sapatilhas, sandálias baixas e médias e até tênis. Mesmo assim os saltos delicados e femininos ainda são um dos principais símbolos do estilo ladylike.

ladylike shoes closet perfect

O cabelo tem que andar sempre na linha. Pode até ser solto, mas tem que estar penteadinho. O volume no topo da cabeça também é caracteristico. Os acessórios e sapatos muitas vezes tem cara de joias da vovó. A maquiagem tem boca marcada de vermelho ou rosa, delineador nos olhos (só em cima), um blush bem definido e dá-lhe rimel!

O que não precisa é ser tudo rosa, ter uma cara infantil, ser sem graça, nem ser sério demais.


Looks estilo Ladylike


Vocês gostam desse estilo, meninas? Me contem!

PS. Sempre bom lembrar que cada mulher se veste como quiser, e se o estilo tradicionalmente considerado “feminino” é o ladylike, isso não implica de maneira alguma que etsa é a maneia certa de se vestir. A gente sabe disso muito bem né? Inclusive tem um blog mega bacana pras meninas que curtem o estilo tomboy! E pra quem quiser dar uma revisada nos princípios básicos do feminismo, aqui tem post também 😉

PS2. Outro estilo de moda super bacana que está muito em alta é o boho, e eu postei sobre ele aqui. Tá imperdível!

O que achou? Comente!