Flat lay, indo bem direto ao assunto, é aquele tipo de foto tirada do ângulo de cima, normalmente de uma superfície bem plana como uma mesa, chão, etc. O objetivo desse tipo de foto é focar nos objetos sob a superfície, normalmente dispostos de uma forma bem estética e causando um impacto visual positivo.

 

 

Um amor IMENSO pela nova identidade da linda e querida @daninicolaublog ? O novo blog já tá no ar: daninicolau.com.br

Uma publicação compartilhada por Pashion (@pashionstudio) em

Usamos muito esse tipo de foto no nosso Instagram (segue lá!)


Pronto, matou a curiosidade? Agora vamos desenvolver esse assunto!


Uma forma prática de entender do que significa flat lay é analisar o perfi Cool Flat Lays (@coolflatlay) da incrível e maravilhosa Fashion Coolture. Ela é a rainha mestre mor do assunto, na minha opinião, sendo que já bombava com seu blog, insta e Lookbook.nu antes mesmo de criar esse perfil. E sim, meus amores, ela é brasileira!

Não são perfeitas as imagens? Vale a pena demaaaais seguí-la no Insta, gente!


O sucesso das fotos flat lay tem tudo a ver com a popularização do Instagram, e do compartilhamento de imagens bacanas de objetos aleatórios e legais que temos em casa. E também, no caso de empresas, se tornou uma forma visualmente bonita de divulgar seus produtos aos clientes.

Exemplo de como a Glow Recipe usa fotos flat lay em seu instagram


E para projeos pessoais como blogs, sites e instagram, as fotos desse estilo também são um ótimo recurso para mostrar produtos favoritos, objetos pessoais que amamos, e para registrar o nosso dia a dia mesmo. Bloggers amam flat lays na banca da banheiro, em cima da cama, no tapete felpudo. Isso para não falat das flat lays mostrando os sapatos, unhas e claro, um lindo prato de comida hehehe!

Sem dúvida os flat lays que mais bombam nas redes são aqueles bem organizadinhos, fotografados com uma iluminação incrível, e contendo objetos lindos. Daí você vai pensar – claro que produzir fotos assim é coisa só pra profissional, né? Mas eu te garanto que não (lá vem a louca dos DIY haha)

Vamos direto às dicas, sem enrolação? Nossa, hoje tô tão objetiva né! hehe


Como fazer fotos flat lay em casa

1. Luz, luz, luz, luz! Não é a toa que meu nome é Luciana, amores! Hahaha! Sou uma defensora fiel da luz, de preferência natural e muuuito abundante nas fotografias. Na verdade esse é um consenso entre todos os fotógrafos profissionais (algo que eu, no caso, não sou), mas que acho importante divulgar e insistir com meus amigos amadores como eu.

Quando eu digo luz, eu quero dizer LUZ. NATURAL! DO SOL MINHA GENTE! Pega suas coisinhas e vai pro quintal! Ou pro lado daquela janelona que tem na sua casa. Não importa se é na cozinha, na varanda, ou no quarto de outra pessoa.  É nela que vc vai! Aqui em casa é na lavanderia, sem zoeira. E é só de dia, tá? Escureceu, acabou o prazo. Usa a noite pra ter ideias, e o dia pra pô-las em prática, quando o assunto for fotos flat lay.


2. Defina qual vai ser a sua base, não ignore a importância disso!! É sério, prestar atenção só nos objetos em destaque pode arruinar sua flat flay. É essencial definir se o fundo vai ser todo branco (clássico que amo) ou se vai ser uma madeira bacana, um tecido fofo, o seu edredon, o piso da sala, aquele mármore falso feito com contact… Escolha seu fundo combinando com o tema da sua flat, pegue a câmera e teste se a foto vai estar toda preenchida com aquele fundo, ou se vai precisar ajustar no Photoshop, etc.

? Dica – Aqui vale a pena indicar este post que fiz sobre a importância de trabalhar bem os espaços negativos das imagens, para valorizar o objeto ou objetos principais. Tem tudo a ver com este tópico!


3. As pessoas piram com objetos super organizadinhos. Claro que não dá pra generalizar, mas muitas vezes uma disposição bem organizada e bonita dos elementos é o maior encanto da flat lay. Então não se sinta estranh@ se perder mais tempo organizando as coisinhas do que fotografando em si. Lembrando que essa “organização” não precisa ser necessarimanete alinhada, ok? Você pode simular uma desordem, desde que exista uma lógica visual, e que o resultado seja esteticamente bacana. Isso você vai pegando com o tempo.


Para finalizar, escolha o seu click preferido, e faça uma edição top! Se souber mexer no photoshop, melhor. Porque dá pra fazer diversos ajustes e até modificar partes da foto que você desejar. Se não, minha recomendação sempre será o VSCO CAM, meu app de edição de fotos favorito. Postei sobre ele aqui no blog, com dicas úteis de edição!

Pronto, agora você já sabe o que é uma flat lay, e como fazer em casa, facinho facinho =)

beijos,

Lu

o que é flat lay foto

O que achou? Comente!