O estilo boho ganhou muita popularidade nos últimos anos. E antes de muita gente conseguir realmente entender do que se trata, o significado foi se perdendo e se abriu de forma confusa. É comum ver looks grunge, ou produções estilo anos 90 bem básicas sendo chamadas de boho. Porque? Não faço ideia! Juro pra vocês. Hahaha! Não consigo fazer a ligação entre um look de shortinho jeans cintura alta + choker e cropped com o estilo boho! Será que rola uma confusão com o estilo indie? De indie com “Tumblr”? Acho provável!

Mas beleza, foi só um desabafo pra abrir este post que será bem informativo. E tudo aqui está embasado em conhecimento teórico.

Entenda de uma vez por todas o que é de verdade o estilo, e como montar looks lindos com essa proposta.

boho-chic2

Pra fins de entendimento neste post, vamos tratar do Boho o estilo fashion que se popularizou principalmente entre os anos 2005 e 2015.


BOHO é uma abreviação de bohemian homeless (andarilho bohêmio em inglês). É o estilo de se vestir influenciado principalmente, mas não exclusivamente, pelo hippie dos anos 60 e o bohêmio de 2 séculos atrás. Também existe uma forte relação com a cultura cigana, inclusive é difícil definir uma linha que separe nitidamente o boho e o gypsy style.

Historicamente, eram chamados de bohêmios os imigrantes e refugiados da Europa central que chegavam às grandes capitais da europa (principalmente em Paris). Entre eles, inclusive, diversos ciganos. Seu jeito de se vestir, desgrenhado e despreocupado, e sua vida desregrada em relação à da população nativa, chamava a atenção e causou fascínio. A estética dessas pessoas acabou se tornando o que hoje é conhecido como Bohemian Style. Essa é a raiz do estilo hoje conhecido como boho.

O mais irônico é que naquela época, vestir-se de forma tão livre e despreocupada significava não se importar com a moda, não ligar para a sociedade e ser um não-burguês. Já o boho atual, ou boho chic como algumas pessoas chamam, tornou-se exatamente o oposto disso. Uma tendência que caiu no gosto de trend-setters e influencers da elite, e fonte de renda de grifes super caras.

Como surgiu a tendência boho atual?

Entre as pessoas super antenadas e loucas por moda, o boho começa a surgir de fato no final do ano 2004. A atriz inglesa Sienna Miller e seu jeito de vestir inspirado no filme “Quase Famosos” (Almost Famous) chamou atenção para seus looks hippie, mas com influências mais urbanas nas peças. A aparição da atriz no festival de Glastonbury em 2004 causou furor no mundo da moda e desde esse acontecimento específico, o estilo boho começou a crescer. A gêmeas Mary Kate e Ashley Olsen também adotaram o tendência na época e infleunciaram muito a difusão do boho nos Estados Unidos.

A partir de 2007 muitas marcas já haviam adotado a trend em suas coleções. Outras, que já tinham uma essência voltada para o estilo, se aproveitaram da febre para ganhar notoriedade e faturar. Por exemplo, a Free People, provavelmente a marca Boho mais boho que existe.

o que é boho

Vale destacar que, com o passar do tempo, tanto Sienna, quanto as gêmeas Olsen, quanto a própria Free People abandonaram a estética boho original, mais fiel às raizes bohêmias e hippies, e adaptaram seus estilos a tendências de moda mais atuais, como o tomboy, o minimalismo, entre outros.

Ícones do estilo boho

A personagem Penny Lane interpretada por Kate Hudson no filme Almost Famous é provavelmente a figura mais cultuada no que diz respeito ao estilo boho. A top model Kate Moss também é considerada um ícone inquestionável do estilo, além de Sienna Miller, que influenciou diretamente o surgimento do boho como tendência.  Outras figuras importantes nesse cenário são Talitha Getty, Brigitte Bardot, e atualmente Vanessa Hudgens, Emily Ratajkowski, entre outras.

penny lane boho style

Principais elementos do estilo boho:

Basicamente, os shapes são soltos e fluidos. Nada muito justo, ou excessivamente curto. A feminilidade está presente, mas ao mesmo tempo, peças do guarda-roupa masculino são adaptadas e reinventadas. Tudo que tenha franjas ou recortes estilo trapos combina com o estilo.

Entre as cores, padrões e estampas, se destacam os neutors, terrosos, “brancos “encardidos, tie tye, paisley, florais e geométricos com referência a estampas tribais. Bordados coloridos, típicos de culturas sulamericanas por exemplo, são muito comuns. Peles e outras fibras que remetem ao natural também.

No quesito acessórios, o chapéu floppy ficou marcado como um dos acessórios mais característicos do boho, especialmente entre 2010 e 1013. As bijuterias sobrepostas e bem carregadas e usadas ao mesmo tempo são outra marca registrada do estilo. Outros acessórios fortes são o turbante, faixas, gorros e peças de influência indiana, marroquina ou inspiradas em culturas indígenas ao redor do mundo. As flores e penas aparecem e remetem à cultura hippie. Bolsas a tira-colo, especialmente os modelos com franja são de praxe.

Inspiração de look boho

Sapatos: botas pesadas, com canos baixos, médios, altos ou over the knee, geralmente com cadarços, sem slato e em tons neutros. Sandálias gladiaroas e rasteirinhas de diversos tipos, mas  sempre com a pegada natural. Tênis entram na jogada a partir de 2015/16.

Peças chave: Túnicas, saias longas, maxi vestidos, roupas fluidas em geral, calças tipo boca de sino ou pantalona.

O cabelo geralmente aparenta naturalidade. Por sua ligação com o estilo hippie, o boho pede cabelos mais longos e “sem corte”. Os penteados são sempre bem relax e effortless, sendo as tranças um grande ícone (principalmente de 2010 a 2013) com o surgimento do semi-coque alto em 2015-2016

Em alguns casos, o estilo boho de se vestir reflete também o estilo de vida de uma pessoa. O espírito boho é romântico porém rebelde, apreciador da beleza e d aarte e muito ligadas à natureza. Inconformados com o óbvio e o convencional, curiosos e sobretudo livre.

Ufa! Que post longo. Espero que tenha sido útil.

Um beijo,

Lu

ps. Também postei aqui no blog sobre o estilo Ladylike, vale a pena conferir! Aproveita que tá por aqui e dá uma olhada também nestas ideias incríveis de saídas de praia.

O que achou? Comente!