Amigos, o mundo se divide em dois tipos de pessoa: os que não conseguem ser felizes sem doce e os que conseguem. Eu consigo. Sou daquelas que não lembra que doces existem quase nunca, que não sentem falta de “um docinho depois do almoço” jamais. Amo sal, infelizmente. Preferia não amar nenhum desses veneninhos hahaha

Mas as vezes fico com vontade, e compro ou preparo algo. Tô tentando me alimentar bem, de forma natural e equilibrada, e isto também se aplica às sobremesas, claro.

Como eu adoro torta de maçã ? mas não tenho pique pra preparar uma sobremesa tão elaborada, acabei inventando esta improvisada. Deu super certo e ela virou a minha receita preferida de “doces”, e além de ser uma delícia é leve e saudável pra caramba. Sem truques nem exagero.

Teoricamente 1 pão seria suficiente pra uma pessoa, mas, em nome da ogrice, vou considerar 1 porção = 2 fatias de pão + 1 maçã inteira ?

Ingredientes

Como fazer

1- Lave bem a maçã, corte em pedaços médios e coloque pra ferver. Prefiro com casca, mas se não gostar pode tirar.

Eu coloco pra ferver com mais ou menos uma xícara (de chá) de água e uma colher de adoçante líquido. Tampo e deixo fervendo em fogo médio.

2. Logo depois de colocar as maçãs no fogo, prepare as fatias de pão pra ir ao forno. Eu deixo lá um tempo pra ficar crocante na parte de baixo. Aqui é legal passar algum tipo de óleo ou manteiga pra dar sabor. Escolha o seu de preferência. Passei um pouquinho de óleo de canola.

3. Enquanto a maçã continua fervendo, você aproveita pra picar as amêndoas. Uso mais ou menos umas 10 pra duas fatias de pão.

Não sei quanto tempo a maçã precisa ficar no fogo, vou testando com um garfo até ela estar macia. Mas é geralmente a conta de picar as amêndoas hehehe.

4. Depois de tirar do fogo eu separo o caldinho doce que sobrou, que vou usar novamente depois.

5. Agora é hora de amassar um pouco os pedaços de maçã e colocar em cima do pão. Antes precisamos preparar a assadeira com papel alumínio, pra bagunça ser menor.

6. Com a maçã já posicionada no pão, espalhe as amêndoas e jogue 1/3 do caldinho doce (aproximadamente) por cima das torradas antes de ir ao forninho. 

7. Tampe levemente as torradas com o papel alumínio mas deixe o topo aberto. Eu coloco a assadeira no ponto mais alto do forninho pra ficar próxima do aquecedor de cima e torrar as amêndoas e deixar o pão ainda mais crocante.

Depois de alguns minutos, com o cheiro mais maravilhoso do mundo espalhado pela casa, é hora de tirar. Fico acompanhando no painel até ficar pronto, já que coloco na máxima potência. Uns 3 a 5 minutos são suficientes.

8. Tire do forno com cuidado e jogue o resto do caldinho doce por cima das torradas.

O toque final é a canela, e a delícia está pronta. Neste lanche fiz um pouco de chá verde para acompanhar. Ficou ótimo!

Dica

Um amigo me contou sobre este pão e desde então é o único que eu compro. Além de ser gostoso e fofinho, ele contém mais farinha integral do que farinha branca. Ou seja, sem enganações ??? (não é publipost)

Espero que gostem. Bom apetite!

Atualização (3/10/15) : Este post foi parar em uma lista do Buzzfeed super bacana, sugiro que deem uma olhada    http://goo.gl/kUPNl6

O que achou? Comente!