Por alguma razão bizarra, nós seres humanos temos um fascínio por imagens perturbadoras. Desde as mais indigestas e violentas, até as do tipo dessa aí em baixo que, não tem nada de mais tirando o fato de ser o snapshot de um pesadelo.

Steven Klein Nurse Plastic surgery fotography

Steven Klein é o fotógrafo de moda mestre em retratar cenas desse tipo. Um freakshow genial carregado de tensão emocional, violência (sádica), do erotismo (blasè) e do humor (cínico). E é por ser assim que ele virou um it photographer (inventei) e todas chora para fazer uma sessão de fotos com ele que dê o que falar. Engraçado, à primeira vista pode parecer incompatível, mas na verdade estamos cansados de saber que a moda high profile é comprometida com o belo mas não esconde uma paixão ardente pelo esquisito. Esquisitices perturbadoras tem tudo a ver com luxo, dinheiro, poder, sexo. E moda é isso.

Steven Klein USAnatomy

A exposição USAnatomy que tá no MUBE até dia 28 de agosto mostra algumas dessas imagens bem loucas do Steven, e vale muito a pena ir lá conferir. Tem foto de celebridade a rodo, acho até desnecessário citá-las. O legal mesmo são as polaroids de 15, 20 anos atrás que provam que o DNA da obra de Steven Klein é atemporal e não depende de gente famosa, técnicas ou manipulações de imagem.

Justin Timberlake Polaroid Steven Klein

Polaroid de Justin Timberlake

Minha ressalva: infelizmente a mostra não inclui materiais de vídeo (só uma fotomontagem brilhante de diversos trabalhos em rítmo eletrônico que, como o próprio vídeo diz é uma verdadeira hallucination). Também senti falta de mais informações sobre o artista. Não que seja da minha conta quantos cachorros ele tem ou com quem ele dorme, mas seria bacana entender mais sobre as fontes de inspiração, referências, métodos de trabalho que ele usa. Eu valorizo de verdade ver uma exposição com as fotos reais de um artista que eu admiro tanto como o Steven, ver a polaroid do David Beckham meio estragada na superfície, o zoom incrível nos pelos da barba do Tom Ford no Valley of the Dolls e informações confiáveis de fontes fidedignas que eu possa passar para a frente sem medo de errar e como se não houvesse amanhã. Nada disso a internet pode me proporcionar. 

Dei uma pesquisada na internet (não me julguem, foi o que me restou), mas não tem muita coisa porque ele é super reservado e discreto. Mas um amigo que conhece bem o trabalho do cara me deu a dica desta entrevista, que é bem bacana.

Steven Klein chegou a estudar pintura quando novinho, mas bem cedo já se enveredou pelo mundo da fotografia e, flash daqui flash dali, hoje o cara é um dos fotógrafos mais badalados e bem pagos do mundo. Clicou propagandas para as maiores marcas e colabora com as revistas mais importantes, com destaque para os que ele fez para a W Magazine que são de-mais. Outros trabalhos incluem backdrop videos para shows da Madonna, um livro com design do brasileiro Giovanni Bianco além do (que eu considero) genial Alejandro para Lady Gaga. Também tem um monte de exposições com o trabalho do cara espalhadas pelo mundo.

Genialidade pouca é bobagem.

Se você ama fotografia como eu, não deixa de dar uma olhada nestas imagens fabulosas aqui. Acho que também vai curtir este ensaio super florido. É impressionante!

beijos,

Lu

Ps. Sou especializada na criação de sites e blogs, edição de vídeo e afins. Entre em contato para saber mais sobre os serviços! E me segue no Instagram e no Facebook pra ficar sempre por dentro das novidades! 😉

O que achou? Comente!