Como sempre, vou começar o post indo direto ao ponto, sem enrolações, para quem quer uma resposta simples!

O Canva é um site muito popular que oferece recursos para criar peças de design gráfico e digital como posts para redes sociais, panfletos, cartões de visitas, convites e muito mais. Ele tem uma interface MUITO fácil e gostosa de mexer, ferramentas úteis para desenvolvimento de layouts elaborados ou simples, e templates (modelos) de peças gráficas muito bonitos nos formatos mais usados no dia a dia. 

É gratuito, mas tem uma versão paga (Canva for Work) que pode valer muito a pena em alguns casos. Pode ser acessado tanto do computador quanto do celular, apesar de que, dependendo da necessidade, é mais recomendável usá-lo no computador mesmo.

Confesso que quando eu conheci o Canva bateu um medinho, pensando que a profissão de designer ia acabar agora que era oferecida uma ferramenta tão fácil de usar, e com templates de tanto bom gosto. Mas a verdade é que a visão do designer continua sendo o grande diferencial. Hoje em dia ele é um grande aliado no meu trabalho! ❤

Agora vamos desenvolver o assunto hehe!

O Canva subsitui o Photoshop? Qual é melhor?

O Canva substitui sim o Photoshop na criação de designs para o dia a dia. Ele tem funcionalidades que são boas o suficiente para criar inúmeros tipos de layouts sem precisar aprender o PS. Além disso, o Canva é muito recomendado para empresários, bloggers, autônomos e amadores que querem uma alternativa prática e simples para desenvolver artes gráficas de bom gosto. É fácil de começar e de finalizar um design lindo no Canva com poucos clicks.

Isso NÃO significa de forma alguma que o Photoshop perde seu valor. O Photoshop ainda é o melhor software de edição gráfica que existe, tem ferramentas fantásticas que são muito, muito mais avançadas que o Canva e alcança resultados que não se comparam. Não é que o Photoshop faz o mesmo que o Canva, só que melhor. Ele faz muito mais.

Não é possível registrar nenhum design criado no Canva, por exemplo, algo inconcebível para criações profissionais para grandes marcas ou projetos.  No Canva não dá pra tratar imagens (só alguns controles bem básicos), nem criar gifs entre um milhão de possibilidades que o Photoshop oferece. Para um designer gráfico profissional no ano de 2018, ter domínio de Photoshop ainda é imprescindível, e saber mexer no Canva apenas, não é suficiente para ter vantagem competitiva na profissão.

Inclusive não acho que a intensão do Canva seja de substituir por inteiro o PS. É apenas uma aternativa simplificada, especificamente focada na confecção rápida de layouts e diagramação.

Cada um é melhor em um sentido, e saber mexer nos dois com facilidade é o ideal para qualquer designer.


Como usar o Canva?

A interface é toda intuitiva, como quase tudo hoje em dia. Você cria sua conta, clica no tipo de peça que quer criar, escolhe um template (modelo básico inicial) e vai editando o conteúdo com seus textos, imagens, elementos gráficos, etc. Do lado esquerdo o site oferece diversas opções de intens pra inserir no layout. Alguns são gratuitos, outros pagos.

Minha dica pra quem não quer pagar pelas imagens premium é pesquisar imagens no google mesmo e fazer upload na sua conta, quando o Canva não oferecer a opção que você quer gratuitamente.

Vale a pena ter uma conta Premium no Canva (Canva for Work)?

Odeio dar esta resposta vaga, mas cada caso é um caso. Antes de contratar o meu plano profissional, li muuuitos posts e reviews de designer profissionais. Confesso que as opiniões estavam divididas. Mais ou menos a metade ama o Canva for Work e super recomenda. Outra metade diz que não viu tanta vantagem.

Eu acho que vale a pena. Por menos de R$50 por mês contar com os benefícios super bacanas como um complemento pra mim e minha equipe é algo que eu acho que vale. Pra empresários, blogueiros etc que, como comentei acima, podem ter o Canva como seu principal aliado no marketing e design, eu super apostaria no premium sim.


Pessoal, espero que o post tenha ajudado a entender a ferramenta.

Nem pensem duas vezes antes de criar suas contas e começar a brincar com o Canva. Sou suspeita pra falar porque amo taaaanto design gráfico, mas juro: é muito prático e muito fácil de mexer.

beijos!

Lu

ps. Se tiverem alguma dúvida de como usar algum recurso do canva, ou sobre ele em si, me falem aqui nos comentários? E aproveita que ta por aqui pra ler este post sobre meu app preferido de edição de fotos e este aqui sobre como tratar suas fotos de celular no Photoshop 😉

como usar o canva

O que achou? Comente!