Reparei que o efeitinho granulado virou tendência, né? Quem trabalha com design gráfico tá cansado de usar essa técnica pra deixar a foto com uma aparência retrô, ou até mesmo pra “salvar” fotos muito pixelizadas. No fim das contas é pra isso que o truque tem sido usado popularmente hoje em dia também, né? ????

?? Fica a dica de uma forma de salvar  aquela foto que saiu com qualidade ruim mas você super ama por causa da situação. Vou dar mais dicas de como melhorar o visual de fotos ruins muito em breve aqui no blog  😉


Depois da Kim Kardashian entrar na onda de dar uma cara de foto analógica “anos 90” meio podrinhas pras fotos dela, a ideia caiu no gosto de muita gente. Ela já até superou a fase, mas nós mortais continuamos firmes hehe!

Em breve posto aqui sobre outras formas de deixar as fotos com estilo anos 90, hoje vou focar só no granulado mesmo, tudo bem?

foto-com-efeito-granulado

O termo que usamos em design é “adicionar ruído” à imagem, provavelmente porque é assim que chama o filtro do Photoshop que tem esse atributo hehe!

Dá pra fazer o efeito com facilidade tanto em apps quanto no PS. O instagram tinha essa opção nas ferramentas de edição, e eu sempre usava! Daí tiraram antes de ficar na moda.

??

Uma publicação compartilhada por Kim Kardashian West (@kimkardashian) em

Você pode usar o ruído pra dar um charme a mais pra foto, nessa proposta “retrô”, mas recomendo mais do q’ue tudo usar a técnica pra salvar fotos de resolução muito ruim ou pixeladas. ‘Faz o teste pra ver como ela melhora muuuito com ruído.

Então segue o passo a passo!

Pra quem não gosta de vídeo, anotei as instruções:

?Efeito granulado na foto | Em app:

  • Baixe e abra o VSCO CAM
  • Abra sua foto e clique no ícone do meio, pra edidá-la
  • Nas ferramentas de edição localize a opção “Granulação”
  • Meça a quantidade que acha necessário. Não vai exagerar, plmdds!

? Efeito granulado na foto | No Photoshop:

  • Abra a foto
  • Clique em Filtros / Ruído / Adicionar ruído
  • Regule a quantidade que desejar. O Photoshop é muito mais preciso que os apps, então dá pra controlar melhor
  • Salve a foto em formato jpeg

Super facinho, né? Espero que curtam a dica ??

Se quiser explorar um pouquinho mais o Photoshop, postei aqui algumas dicas legais de como mudar a cor de um elemento e aqui como fazer uma edição básica de foto. Pra saber mais sobre o VSCO CAM, meu app de edição favorito, fiz um post inteirinho sobre ele aqui!

beijinhos!

Lu

fotos com filtro granulado

O que achou? Comente!