Sou uma entre milhares (milhões?) de mulheres que optou por deixar de fazer alisamento químico no cabelo e fazer a transição capilar à textura original super cacheada. É difícil até entender porque eu algum dia passei esses produtos tensos na minha cabeça, mas vamos deixar isso pra lá porque pensar muito no assunto é capaz de me enlouquecer.

Ando lendo muito na internet sobre dicas de como cuidar bem de cabelos cacheados, e cada dia encontro uma novidade. Alguns mitos antigos caíram por terra e agora é pra valer mesmo. Não são as revistas malditas quem nos dizem como lavar, cortar e pentear. A experiência é dividida entre pessoas reais, sem pretensões comerciais, sem tentar te encaixar em um padrão irreal e fabricado.

Achei a lista com estes “mandamentos” super bem humorados e mega úteis pra se pôr em prática então resolvi criar este post, e aproveitei pra acrescentar meus comentários pessoais.

Vejam o que acham:

post-divider

mandamentos-cachos1Quem tem cachos sabe que durante nosso período de sono eles se transformam! Muitas vezes perdem a forma e ganham um volume ruim. O atrito com determinados tecidos não ajuda nessa hora e a maioria deles absorve a hidratação do seu cabelo que, se for cacheado, já tem a tendência a ressecar. Então aposte na fronha de seda, ou se preferir, adote a touquinha de dormir feita do mesmo material 😉 Pelo que eu ando lendo, esta dica é uma das mais úteis, e eu vou super aderir. Só preciso achar a tal fronha, que é difícil, ou comprar o tecido e fazer uma do zero.

 

mandamentos-cachos2É muito mais difícil desfazer os nozinhos dos cabelos cacheados do que dos lisos, por isso algumas pessoas podem ficar com preguiça e deixar pra lá. Não é uma boa ideia, já que embaraçados eles perdem a forma e fica quase impossível modelar de um jeito bonito com as madeixas cheias de nós. Então depois do banho é sempre bom dar aquela penteada esperta, com cuidado pra não quebrar os fios.

mandamentos-cachos3Com exceção do difusor (mais sobre ele abaixo), outros aparelhos modeladores que usam o calor como princípio básico são inimigos de cachos saudáveis e bonitos. Sim, é uma escolha que se faz, e muitas pessoas adotam o look alisado ou encaracolado via baby-liss e são felicíssimas (e lindas) assim. Mas se a sua praia forem os cachos naturais – que aliás tá super na moda – fique longe da parafernalha. E cuidado com o banho muito quente também!

 

mandamentos-cachos4Não precisa se preocupar! Os cabelos cacheados são mais secos e por isso não precisam de lavagens diárias como nos diziam as revistas antigamente! Muito menos as lavagens com dose dupla de shampoo! Cada um sabe a dose certa que a sua cabecinha precisa, mas tenha em mente que os óleos naturais são importantíssimos para ter cabelos saudáveis e brilhantes! Sim, 3 lavagens semanais costumam ser suficientes para cabelos secos, as vezes menos. E caso sinta falta da lavagem nesse meio tempo, experimente o co-wash: usar apenas o condicionador na hora do banho! Eu lavo com shampoo 1 vez por semana e faço co-wash 2 vezes. Meu cabelo virou outro!

mandamentos-cachos5Este sim, é seu melhor amigo! Use e abuse, e dê sempre preferência pros de qualidade. Máscaras de tratamento podem substituir condicionadores, caso esteja em processo de recuperação dos fios (quase sempre estamos, né?). Mas procure evitar muito contato dos cremes com o couro cabeludo, o seu foco deve ser o comprimento dos fios. Especialmente se você levar em consideração o mandamento número 4 🙂

mandamentos-cachos6Isto inclui também a parte de passar os cremes leave-in ou finalizadores que for usar. Não tem mistério: é só desembaraçar, aplicar os produtos e modelar enquanto ele ainda estiver bem molhado em vez de esperar que ele esteja seco pra fazer isso. A diferença é enorme! Vai por mim.

rotulosNão adianta comprarmos produtos especiais para cabelos cacheados sem saber o que isso significa. Hoje em dia temos muitas informações disponíveis, então não temos porque usarmos “venenos” que tiram toda a nossa beleza natural! No caso dos cabelos cacheados, tem uma lista INCRÍVEL de ingredientes que devem ser evitados e os que são indicados para o uso. Tem tudinho AQUI, mas estão em inglês. Google tradutor nela!

mandamentos-cachos8Com os produtos certos e modelando da melhor maneira, seu cabelo vai assumir sua forma perfeita sozinho. Então deixe ele em paz, não precisa ficar tentando abaixar o volume ou tirar o frizz com as mãos! Um bom cabelo cacheado, bem cuidado e modelado não requer esse tipo de medidas, ele tem brilho próprio! <3 Pra mim? quanto mais volume melhor. Eu queria até ter mais, pra falar a verdade.

mandamentos-cachos9Uma ferramenta super ao seu favor! O difusor acelera o processo de secagem do cabelo ajudando os cachos a se formarem. É importante não se acomodar e segurar o difusor na mesma posição por muito tempo, porque o calor é prejudicial. E lembre-se de secar até 90% do cabelo (mais ou menos) pra deixar o restante ser natural. Faz muita diferença!

mandamentos-cachos10Precisa dizer alguma coisa?

post-divider

Eu ainda estou colocando os mandamentos em prática, nem sempre é fácil. Mas tô achando divertido, e conto as horas pro restinho de química que ainda tem nos meus fios ir embora de vez. Em breve compartilho aqui algumas sugestões de penteados. 

Se tiver dicas pra gente, não se acanhe! Divide com a gente!

Ah, aproveitando! Tem um post aqui no blog sobre o corte de cabelo super tendência de 2018 – o cacheado com franja. Já viram? O link é este aqui!

beijos,

O que achou? Comente!