Oii bloggers, social medias, Instagramers, designers, e entusiastas, tudo bem com vocês? 😉💗

Acho que a pergunta que eu mais ouço na minha área profissional é: que app você usa para editar as suas fotos? 

Na verdade, trabalho há mais de 12 anos com Photoshop, então algumas edições acabo fazendo nele mesmo, porque sei que o bichinho é potente, viu! Não uso o app do Photoshop pra celular, porque baixei e não gostei, então faço tudo no computador. Isso quando eu quero tirar algum fundo, ou mudar uma cor de um elemento específico, ou mexer mais detalhadamente em uma foto. Pra fotos do meu Instagram pessoal é raro isso acontecer, mas não posso negar que o Photoshop é uma ferramenta de edição muito importante na minha vida.

Em relação a apps que oferecem filtros lindinhos são rápidos e fáceis de usar, e são práticos por estarem logo ali na nossa mão, eu adoro indicar o VSCOCAM, porque sou uma super fã! Uso diariamente, e sei que minhas clientes top bloggers Lalá Noleto, Cláudia Bartelle, Helena Lunardelli, Sophia Abrahão entre outras também são usuárias frequentes. E posso garantir que ele é o app de edição de fotos queridinho de várias bloggers e it girls internacionais também!

Lalá linda em Londres

O VSCOCAM é gratuito, tem ferramentas simples e eficientes e fáceis de usar. Também existe uma versão paga que eu nunca usei, mas imagino que seja ainda melhor. Lembrando que o VSCOCAM é um app pra mexer com filtros e efeitos. Para alterar a estrutura da imagem (pele mais lisa, retocar gordurinhas, etc eu uso o Facetune, mas posto sobre ele aqui depois.

Para usar o app, não tem segredos! É só escolher um filtro que tenha a sua cara e calibrar a foto na parte de edição, para que ela fique mais clara, mais nítida, com bom contraste, etc.

O que acaba acontecendo é que muita gente fica perdida com tanta opção de edição e, mesmo usando um excelente app, acaba se perdendo na hora de editar as fotos. Então pensei o seguinte: vou passar aqui embaixo um resumo dos fundamentos básicos de edição de imagem, e logo abaixo mostro 4 estilos de edição (filtro + ajustes) pra você ver qual tem a sua cara, e manter como padrão para as suas postagens. Que tal?

Então vamos lá.

Como editar fotos para o Instagram?

* A primeira coisa a fazer é endireitar. Repare se tem “linhas” na foto que estejam tortas. Normalmente são a calçada da rua, prédios, árvores, pilastras, ou até mesmo o seu corpo. Pra facilitar a sua vida, o ideal é já tentar deixar essas linhas o mais retas possíveis na hora de fazer a foto. Tente pegar a foto na perspectiva correta, e manter o alinhamento correto dos elementos. A não ser em caso de fotos com ângulo bem distorcido, tipo selfies de baixo pra cima etc, que ficam lindas sendo tortas mesmo.

Esse ajuste você faz direto no editor de imagem do celular. Aqui embaixo mostro como fazer no iPhone.

Mas fiquem atentos! Nem sempre as linhas da imagem precisam ser endireitadas. Só o feeling mesmo vai te dizer o que fazer em cada caso, mas quando começar a prestar atenção, você pega o jeito rapidinho.

edireitar-foto-celular

* Além de endireitar, também já defino o corte que me agrada, pra destacar o elemento principal da foto e dar harmonia pra imagem. Lembrando que alinhamento e corte também podem ser feitos direto no Instagram. Eu prefiro fazer antes porque gosto de editar a foto no VSCOCAM já com o corte final, assim tenho uma noção exata de como vai ficar. E a ferramenta de endireitar do próprio VSCOCAM não me agrada.

Pronto, agora abrimos o VCSO CAM! Escolha a foto e vamos em frente.

Obs – Se a sua intenção é dar um aspecto artístico bem único pra sua imagem, desconsidere tudo que eu vou falar, tá? É totalmente permitido escurecer uma foto bastante, tirar o contraste, colocar um efeito granulado, estourar a iluminação. Então considerem que as dicas são pra edições genéricas em que o único objetivo é realçar a beleza da imagem seguindo o padrão tradicional (ou comercial hehe).

* Antes de tudo escolha o filtro que vai usar. Se quiser um conselho, de preferência aos mais frios, que quase todo mundo acha mais bonito. Pode calibrar o filtro pra mais ou menos intensidade.

* As vezes o filtro por si só é suficiente para deixar a foto perfeita. Principalmente fotos feitas ao ar livre, com muita iluminação. Às vezes gosto de aumentar o brilho, dar um pouco de contraste, dar um pouco de nitidez e mexer um pouco no esmaecimento também, pras partes pretas não ficaram escuras demais. Esse truque do esmaecimento eu acho que dá uma cara mais profissional pra fotos, não sei se vocês concordam.

hb1-vsco-cam-filter

Procurei um lugar iluminado por luz natural, escolhi um fundo que combinava, endireitei o objeto e cliquei a foto. No VSCOCAM só precisei adicionar o filtro HB1 (meu preferido) e a foto ficou do jeito que eu queria.


* Outra coisa que sempre faço durante a edição é diminuir bastante a temperatura da foto. Isso não significa que vai parecer que tá frio na imagem não hehe! Só deixa a foto com uma cara muito mais profissional, e dá aqueeeeela cara blogueirinha que tanto amamos! No caso o meu filtro preferido, o HB1, já faz isso por mim.

Basicamente é isso. Mas vou postar bastante sobre edição de fotos ainda aqui no blog. Já que o foco hoje é o app. Seguem abaixo 4 efeitos do VSCOCAM pra você testar aí. Depois me conta o que achou?

Esses filtros que eu usei estão disponíveis para download gratuitamente na biblioteca de filtros do VSCOCAM!

Super beijo 🌷💖

Lu

O que achou? Comente!